top of page
Buscar

4 sinais de uma crise de ansiedade


A ansiedade é um estado emocional normal que pode se tornar patológico quando passa a dominar nosso pensamento e influenciar excessivamente o nosso comportamento. A patologia é identificada quando o sofrimento emocional relacionado à ansiedade passa a ocupar o primeiro plano em nossas vidas, impedindo a vivência de outras experiências.


Quando isso ocorre, é necessário buscar auxílio psicoterápico com um profissional habilitado para tal.



Mas como reconhecer uma crise de ansiedade?

Os sinais mais comuns incluem sintomas físicos de agitação e aceleração, como coração acelerado, respiração ofegante e sudorese excessiva, tendência a fugir de pessoas, situações e lugares que causam ansiedade, dificuldade para viver o presente, além de forte medo do julgamento alheio. Em resumo:


1- Sintomas físicos de agitação e aceleração: sudorese, taquicardia, respiração ofegante.


2- Fuga e esquiva: tendência a fugir de pessoas, situações e lugares.


3- Antecipação: dificuldade para viver o presente.


4- Medo: medo de expor seus sentimentos, do julgamento alheio e de ser rejeitado.


Ao evitar a ansiedade inibindo a expressão de gostos e opiniões, ou até mesmo evitando pessoas e lugares, o indivíduo acaba perdendo sua liberdade, o que pode desencadear outras patologias relacionadas a saúde mental, aumentando seu sofrimento.


Sendo assim, a psicoterapia pode nos ajudar a sair deste estado de paralisia e fuga, causado pela ansiedade, através de ferramentas específicas capazes de nos auxiliar a modificar nossas respostas ao ambiente causador dessa emoção. É muito comum que o termo ansiedade seja empregado para se referir a um único transtorno. Especialmente pelos sintomas característicos e amplamente divulgados.

Autora: Ana Luisa F. Arantes

Psicóloga e Mestre em Psicobiologia pela USP.

Me siga no Instagram para mais informações como essa!






2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page