top of page
Buscar

6 sintomas do TOC


Abaixo serão listados 6 sintomas comuns do paciente com TOC. É importante lembrar que essa publicação não tem o fim de diagnosticar! Para isso, procure um profissional de saúde mental, como psiquiatra e psicólogo!








6 sintomas do TOC


1- Preocupação excessiva com contaminação - ex.: supor que tocar em maçanetas ou cumprimentar alguém provocará alguma doença.


2- Dúvidas - ex.: supor excessivamente que não desligou o gás da cozinha ou que não fechou as janelas da casa corretamente.


3- Preocupação com objetos que não estão perfeitamente alinhados ou uniformes - ex.: se incomodar excessivamente com um piso desalinhado na calçada ou com um travesseiro não centralizado na cama.


4- Verificar algo excessivamente para eliminar dúvidas - ex.: verificar muitas vezes se uma porta está trancada ou se colocou água para o cachorro.


5- Contar - ex.: repetir uma ação um determinado número de vezes, como sentir que só estará com as mãos limpas se lavá-las 5 vezes, só sairá de casa em segurança se passar pela porta 8 vezes, etc.


6- Ordenar - ex.: arrumar o material escolar ou os talheres com um padrão específico.

É importante lembrar que o que caracteriza o TOC é o sofrimento que esses pensamentos ou a não realização desses comportamentos citados provocam no indivíduo.

É comum que nos preocupemos com a higiene pessoal ou que tenhamos dúvidas sobre se trancamos a porta do carro ou não, porém, quando isso ocorre excessivamente e gera ansiedade ou até mesmo dificuldade da realização de determinadas tarefas, um profissional de saúde mental deve ser consultado.


Autora: Ana Luisa F. Arantes

Psicóloga e Mestre em Psicobiologia pela USP.

Me siga no Instagram para mais informações como essa!






10 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page