top of page
Buscar

Como ocorre o estabelecimento de novos hábitos?


Não existe uma única fórmula capaz de modificar rapidamente qualquer hábito. Assim como não há um único tipo de pessoa/personalidade/história de vida.

Existe uma grande quantidade tanto de pessoas quanto de hábitos e isso deve ser avaliado de maneira individual, principalmente devido a variabilidade do repertório comportamental de cada um.

Ou seja, os recursos que cada indivíduo possui para lidar com mudanças comportamentais (como um novo hábito por exemplo).

Parar de fumar é diferente de passar a dedicar um tempo ao seu filho, que também é diferente de começar a prática de atividades físicas, de estudar ou de mudar a alimentação. Para cada tipo de mudança, há uma estratégia que deve ser definida, levando sempre em consideração os fatores motivadores e as recompensas envolvidas nessa mudança.

Porém, a mudança de hábitos parte do princípio de identificação da rotina atual, da visualização da rotina desejada, da discriminação dos fatores recompensadores e claro, da repetição!

É importante ter em mente que alguns hábitos podem levar mais tempo para se estabelecer do que outros, ou até mesmo serem mais fáceis, mas que todo hábito pode ser remodelado.


Autora: Ana Luisa F. Arantes

Psicóloga e Mestre em Psicobiologia pela USP.

Me siga no Instagram para mais informações como essa!






2 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page