top of page
Buscar

E responsabilidade afetiva, você tem?

Ao ler sobre esse tema pela primeira vez, é possível pensar que a responsabilidade afetiva é apenas sobre não machucar alguém, ou seja, que diz respeito a forma como vamos tratar o outro e como isso deve ser feito de forma responsável o suficiente para não ferir os sentimentos da outra pessoa.

Mas deixa eu te contar algo:

Responsabilidade afetiva, não tem a ver com não machucar o outro, e sim, em ser transparente e sincero.


Como assim?

É preciso entender que para ter responsabilidade afetiva é necessário estar ciente dos próprios sentimentos, pensamentos, desejos, vontades... e o mais importante, saber comunicar isso a outra pessoa de maneira que dê a ela a escolha de querer estar nessa relação ou não.


Por que?

Muitas vezes a gente acaba não dizendo ao outro o que queremos verdadeiramente com medo de magoar ou de perder os benefícios (reforçadores) daquela relação e isso acaba deixando lacunas. Essas lacunas podem fazer com que a outra pessoa tenha diversas dúvidas e questionamentos sobre o que está acontecendo.


Pode ser que você já tenha passado por isso. Uma relação que acabou sem que você saiba direito o porquê, como isso aconteceu ou qual foi o ponto que não deu mais certo. Você só sabe que houve um afastamento, um "vácuo".


E isso causa sofrimento porque sempre buscamos um fechamento para as coisas (e realmente, isso é importantíssimo para a maturidade das relações e para seguirmos em frente). Ainda assim, pode ser que encontremos pessoas que não tenham essa responsabilidade afetiva, emocional, e mesmo assim, escolhemos estar ali. E aí vem o ponto chave da questão: Precisamos agir com responsabilidade afetiva com nós mesmos, sermos exigentes nas relações, entender os nossos próprios limites.

Claro, tudo isso é complexo, afinal, as relações são complexas. Mas ter responsabilidade é agir com transparência. Com o outro e consigo mesmo!


Autora: Ana Luisa F. Arantes

Psicóloga e Mestre em Psicobiologia pela USP.

Me siga no Instagram para mais informações como essa!






1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page