top of page
Buscar

O que fazer durante uma crise de ansiedade?



O que fazer durante uma crise de ansiedade?


1- Entender que vai passar, um episódio dura de 20 a 30 minutos.


2- Direcionar o pensamento para atividades concretas.


3- Técnica de respiração diafragmática.


4- Psicoterapia.


Em primeiro lugar, é necessário lembrar que um episódio ansioso dura entre 15 e 30 minutos. Sendo assim, devemos manter nosso foco na seguinte frase "vai passar". A crise de ansiedade não dura para sempre e em pouco tempo este sentimento já terá ido embora.

Além disso, direcionar o pensamento para atividades concretas também tem grande eficácia para desviar sua concentração da crise. Você pode fazer isso contando quantos azulejos tem na sua parede por exemplo ou tentando ouvir, identificar e enumerar cada som do ambiente em que você está, o canto dos pássaros, o barulho dos automóveis, o vento, as pessoas conversando na rua.

Outra importante ferramenta que podemos utilizar para alivio dos sintomas de ansiedade é a técnica de respiração diafragmática. Para realizar essa técnica, você precisa estar sentado ou deitado confortavelmente, inspirar pelo nariz contando mentalmente até 4, segurar o ar contando até 2, expirar pela boca contando até 6 e repetir quantas vezes forem necessárias.

A psicoterapia também é uma importante ferramenta para o manejo dos sintomas de ansiedade. Procure um profissional qualificado!

Autora: Ana Luisa F. Arantes

Psicóloga e Mestre em Psicobiologia pela USP.

Me siga no Instagram para mais informações como essa!






2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page